INDICADORES

Depois de ter escolhido de alguma forma uma ferramenta para investir (suas próprias preferências, sistemas de previsão (por exemplo, https://finprophet.com, imagem abaixo), olhou em algum lugar estratégias de negociação e ideias), você precisa determinar para entender quando é mais lucrativo entrar em uma posição.

Como você pode ver no gráfico acima, não está totalmente claro quando isso deve ser feito. Quando vai subir ou cair? Para isso, você pode usar indicadores.

O primeiro indicador que você absolutamente deve ter é o Canal Keltner. Dê uma olhada na foto abaixo. Ele mostra um gráfico Dow Jones recente com o indicador do Canal Keltner. Quando você usa, você já entende muito.

O próprio canal consiste em três linhas. A borda superior do canal, a borda inferior do canal e a média móvel. Os parâmetros podem ser diferentes, tanto padrão quanto (49, 18, 3.0, 0), o que é mostrado no gráfico.

Como você pode ver, quando a tendência é de alta, o gráfico está sendo negociado na borda superior do canal. Nesse caso, o ponto de entrada ideal, como você pode ver, geralmente é a vizinhança da linha média.

Se o gráfico cair, ele está sendo negociado na borda inferior do canal.

Às vezes, há fortes mudanças de tendência quando as cotações ultrapassam os limites do canal. Nesse caso, os instrumentos são negociados a partir da borda superior ou inferior do canal.

Este indicador não é uma panacéia. Para uma tomada de decisão ideal, você precisa usar vários indicadores. E todos eles juntos reduzirão os riscos e tomarão uma decisão mais informada.

O próximo indicador é chamado MACD (Moving Average Convergence / Divergence) – o indicador da convergência-divergência das médias móveis (Fig. Acima).

Consiste em gráficos de linha e gráficos de barra:

1. Se as linhas aumentarem, a cotação também aumentará. Se as linhas diminuem, a cotação cai (Figura acima).

2. Quando as barras nos gráficos de barras estão em ou perto de zero, este é o momento ideal para comprar ou vender (Figura abaixo).

3. Ao identificar a relação entre a tendência das cotações e os gráficos de barras, você pode julgar o movimento posterior da tendência. Por exemplo, dê uma olhada no gráfico abaixo:

Vários máximos das ondas de cotação são marcados com uma linha verde. Como você pode ver, tudo está crescendo. Mas o oscilador mostra uma queda. Olhe para a linha vermelha abaixo. Como você pode ver, depois disso a tendência de alta acabou. Funciona da mesma forma na direção oposta. Observe o lado direito do gráfico. O oscilador mostra crescimento, as cotações estão crescendo.

O próximo indicador é RSI (índice de força relativa) – índice de força relativa.

Vamos dar uma olhada no mesmo gráfico (a propósito, este é um gráfico AAPL recente):

RSI adicionado abaixo. Você pode usá-lo para determinar se o instrumento está sobrecomprado ou sobrevendido. Se o gráfico ultrapassar 70 (a linha superior está marcada em verde), o instrumento está sobrecomprado. Se o gráfico estiver abaixo de 30 (linha inferior), o instrumento está sobrevendido.

Dê uma olhada no gráfico:

Como você pode ver, 3 indicadores já nos dizem que precisamos sair da posição.

Por outro lado, olhe para este lado:

As cotações atingiram a média móvel + MACD colunar perto de 0, e os gráficos cruzados, o RSI mostra um buraco de compra atraente.

O próximo indicador que desejo mostrar a vocês é chamado de OBV (On Balance Volume) – On-Balance Volume (gráfico inferior na figura abaixo).

Você deve entender a lógica, para que as cotações do instrumento cresçam, alguém deve comprar o instrumento. Ou seja, existe uma relação entre o volume de negócios e o preço de cotação.

Vamos dar uma olhada no gráfico:

Como você pode ver, as cotações estão crescendo, o OBV também está crescendo.

Assim, voltando ao ponto de compra hipotético, vários indicadores sinalizam uma oportunidade de compra.

OBV também pode ser uma espécie de verificação de tendência dos sistemas de previsão.

Vamos dar uma olhada na previsão do Facebook tirada de https://finprophet.com

Como você pode ver, as cotações estão crescendo, o OBV está crescendo, a previsão pode estar correta:

O OBV pode ser visto de forma mais clara na tabela horária:

Além desses indicadores, há muitos outros: níveis de Fibonacci, bandas de Bollinger, EMAs e um milhão de outros. Qual usar é com você.

Investimentos de sucesso e

vitórias nos mercados financeiros!